domingo, 3 de agosto de 2008
sábado, 2 de agosto de 2008
Turma do polo de Viçosa aprecentando Pre-Projeto de Pesquisa.
IMPORTANTE!!!
1968 - Por iniciativa do Cônego Francisco Sadoc de Araújo e, através da Lei Municipal Nº 214 de 23/10/1968, sancionada pelo Prefeito de Sobral, Jerônimo de Medeiros Prado, é criada a Universidade Vale do Acaraú.
1984 - O Poder Executivo Estadual através da Lei Nº 10.933 de 10/10/1984 cria sob a forma de Autarquia, a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, vinculada a Secretaria de Educação, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar, com sede no Município de Sobral e jurisdição em todo o Estado do Ceará. Com a criação da Autarquia são encampadas as Faculdades de Ciências Contábeis, Enfermagem e Obstetrícia, Educação e de Tecnologia, que compunham a antiga Fundação Universidade Vale do Acaraú, e a Faculdade de Filosofia Dom José, pertencente à Diocese de Sobral.
1993 - A Universidade Estadual Vale do Acaraú é transformada em Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú, vinculada à então Secretaria da Ciência e Tecnologia ( SECITECE ), através da Lei Nº 12.077-A de 01/03/1993, publicada no Diário Oficial do Estado - DOE de 22/04/1993. A Lei nº. 13.714 de 20/12/2005 alterou a denominação da Secretaria da Ciência e Tecnologia ( SECITECE )para Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior - SECITECE.
1994 - A UVA é reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará através do Parecer nº. 318/94 de 08/03/1994, homologado pelo Governador Ciro Ferreira Gomes e sancionado pela Portaria Ministerial nº. 821 de 31/05/1994 do Ministério da Educação e do Desporto, publicada no Diário Oficial da União de 01/06/1994.
4º Professor do 1º periodo.
Esse ai pessoal é o Professor Irineu lopes, que lecionou com muita responsabilidade a Disciplina "Metodologia do Trabalho Cientifico e Estudo Orientado I".
Ao pensamos em metodologia e pesquisa cientifica usualmente temos a impressão que estamos falando de laboratórios com vários tubos e ensaios e líquidos coloridos.
Sempre vemos o termo pesquisa cientifica o ligamos a área tecnológica ou médica, no entanto este observação não esta um pouco equivocada ou melhor incompleta.
A pesquisa cientifica pode sim ser utilizada para observação de fenômenos sociais e ainda pode ser aplicado na educação, na informática, e todos as áreas do conhecimento humano.
A busca de por saber o que acontece ao seu redor o ser humano tem necessidade de transformar o ambiente em que vive. A pesquisa científica vem então como uma solução para auxiliar e entender e buscar respostas para os problemas.
Podemos definir como pesquisa científica a “investigação metódica, organizada, da realidade, para descobrir a essência dos seres e dos fenômenos e as leis que regem com o fim de aproveitar as propriedades das coisas e dos processos naturais em beneficio do homem” .(PINTO abud RICHARDSON,1999,p.21)
As respostas são geradas a partir de tais indagações que por sua vez se tornam no conhecimento. Porém para gerar este novo conhecimento o cientista tem duas outras etapas: refletir sobre o fenômeno estudado e saber como ele aconteceu e saber explicar como ele acontece.
Método Científico
Para garantir que os resultados alcançados na pesquisa científica, existe o método cientifico, que vem auxiliar a maneira ou caminho para chegar a um objetivo, neste caso ao resultado verídico da pesquisa.
O método científico segundo Richardson (1999) sempre é caracterizado pela observação da realidade que segue um caminho:
Formulação do Problema;
Busca de informações sobre esse;
Levantar hipóteses;
Predizer o resultado do teste das hipóteses;
Preceder à experimentação;
Aceitar as hipóteses;
Ou rejeitar as hipóteses;
Existem vários métodos científicos: indutivo, dedutivo, experimental, fenomenológico. Segundo com Gil (1999) os métodos proporcionam as bases lógicas da investigação cientifica. Os diversos métodos são vinculados às correntes filosóficas “ que se propõem a explicar como se processa o conhecimento da realidade” (p.27)
Algumas definições tem que ser esclarecidas para o melhor entendimento sobre pesquisa cientifica. De acordo com Laville e Dionne (1999) existem três definições importantes para melhor entendimento da terminologia:
Método: “Conjunto de princípios e procedimentos aplicados pela mente para construir, de modo ordenado e seguro, saberes válidos” (p. 335)
Metodologia: “Estudo dos princípios e dos métodos de pesquisa”
Técnica de Pesquisa:” Procedimento empregado para recolher dados de pesquisa ou para analisá-los . Tem técnicas de coleta e técnicas de analise de informações”
O método científico deve ser usado em estudos de qualquer âmbito, no entanto os procedimentos a serem utilizados devem ser compatíveis com o objetivo de estudo.
A pesquisa cientifica cujo objeto de pesquisa seja fenômenos sociais, a maneira de mensuração não pode ser a mesma no qual é utilizado para medir o comportamento da matéria. Os fenômenos sociais envolvem pessoas, e pessoas estão em constante mudança e são dotadas de consciência e de subjetividade. Neste contexto nem sempre é possível de submeter o comportamento humano a situações de experiência e controle.
Classificação dos trabalhos científicos
O produto da ciência é o conhecimento que se constrói pela realização de trabalhos científicos.
Há vários tipos de trabalhos científicos: artigos, trabalhos de conclusão de curso (TCC) ou monografias, dissertações e teses.
A apresentação deste trabalhos científicos seguem as normas estabelecidas pela a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas e estabelecido pela norma NBR 14724. A definição de cada um deles:
Monográfica: o conceito está ligado à origem etimológica do termo: mónos (Um só) e graphein (escrever). Assim, significa que nela o pesquisador aborda um só assunto, ou seja, escreve a respeito de um assunto único. Por isso, a monográfica relaciona-se mais a assimilação de conteúdos, servindo como um ponto de partida para a pratica em pesquisa.
Dissertação: estudo no qual o pesquisador reúne, analisa e interpreta informações a respeito de um fenômeno, mostrando domínio de conhecimento a respeito do que já foi dito.
Tese: a principal característica deste tipo de trabalho cientifico é a originalidade na investigação. Por isso mesmo, constitui-se em real contribuição para o conhecimento da ciência com relação ao fenômeno estudado.
Em relação ao artigo cientifico, podemos defini-lo como uma produção cientifica que desenvolve um tema especifico. Na maioria das vezes, um artigo elabora uma reflexão sobre textos e os resultados de pesquisa recentes numa certa área de conhecimento.
Projeto de Pesquisa
O projeto de pesquisa é um documento no qual o pesquisador elabora para discutir juntamente como orientador, sobre a forma de execução da pesquisa e a forma de coleta e analise dos dados.
No projeto o pesquisador informa o que vai estudar e o que pretende alcançar com seu estudo, as razões que levaram a querer desenvolvê-lo, e o que já foi dito sobre o que ele pretende estudar (referencial bibliográfico) que vem a ser a base do estudo cientifico, e de que maneira o estudo será desenvolvido.
Problema de Pesquisa
Este é o principal em uma pesquisa cientifica, pois e a alma da onde toda a pesquisa irá se iniciar, se na definição do problema o pesquisador tiver um problema com grande relevância e aumenta e muito a chance de sucesso no resultado da pesquisa.
O problema de pesquisa e um ponto no qual os pesquisadores iniciantes tem grandes duvidas, sendo que na maioria das vezes relacionam problema com tema ou área de pesquisa.
Podemos definir como problema de pesquisa sendo a pergunta no qual o pesquisador busca responder durante a execução da pesquisa. E é a partir do assunto ou tema que ele define essa pergunta..
Quando não se sabe algo, temos um problema de pesquisa, que precisa ser investigado, ajudando, dessa forma, a resolver os problemas do nosso cotidiano.
A pesquisa, portanto, faz parte da nossa vida, o tempo todo. Quando se fala de teoria do conhecimento, está se referindo a algo que não conhecemos e por isso mesmo estamos alienados em relação a esse fenômeno desconhecido.
Objetivo de Pesquisa
Após definido o problema de pesquisa, tem-se claramente qual o objetivo da sua pesquisa.
O objetivo da pesquisa normalmente é dividido em dois tipos, o objetivo geral e os objetivos específicos. Os objetivos devem ser apresentado na forma de verbo. Os objetivos específicos servem para auxiliar o pesquisador no que terá de fazer para alcançar o objetivo principal ou geral da pesquisa.
O objetivo tem como papel explicar o caráter da pesquisa, exploratório ou descritivo. Segue abaixo definição de cada um:
Pesquisa exploratória: buscam uma aproximação com o fenômeno, pelo levantamento de informações que poderão levar ao pesquisador a conhecer mais a seu respeito.
Pesquisas descritivas: realizadas com o intuito de descrever as características do fenômeno.
Pesquisas explicativas: ao realizar um estudo desta natureza, o pesquisador procura explicar causas e conseqüências da ocorrência do fenômeno.
O caráter da pesquisa influencia todo o desenvolvimento da pesquisa, a começar pela maneira como o pesquisador determina os objetivos de sua investigação.
Fichamentos e resumos
A pesquisa bibliográfica e um importante estágio na elaboração da pesquisa. Com a utilização de conceitos e teorias utilizados para estudar os fenômenos, o pesquisador ficar conhecendo o que os outros pesquisadores e autores disseram a respeito do fenômeno que pretende estudar.
Não deve se esquecer de anotar as referencias da obra, que devem constar no item de referência bibliográfica, caso a obra venha fazer parte do quadro teórico da pesquisa ou ser citada no texto.
Coleta de Dados
O levantamento das informações significativas e representativas existentes na realidade da pesquisa é chamada de dados.
Ao interpretamos e analisamos estes dados coletados, estamos tendo como produto final informações que serão distribuídas em padrões de respostas, tendências, analises e associações.
È necessário , então, utilizar ferramentas que nos permitam chegar a coletar, organizar e analisar os dados. Na coleta de dados o pesquisador deve garantir a uniformidade da aplicação dos instrumentos e coleta de dados.
Isso significa que o instrumento de coleta (questionários, ficha de observação, roteiro de entrevista etc.) deve ser organizado de tal maneira que a forma de sua aplicação não altere a natureza dos dados registrados. Os itens e perguntas são padronizados em termos de seu formato.
Conclusão
A metodologia da pesquisa cientifica não se finda com a conclusão de deste resumo, na verdade ela se inicia, pois o pesquisador deve colocar em pratica os tópicos aqui apresentados, e a pesquisa cientifica não tem como aspecto simplesmente a leitura teórica tem como base também o experiência pratica.
Ainda bem que essa voce ta comendo!!!
3ª Professora do 1° periodo.
Bem pessoal essa dai é nossa querida Maria Hosana Viana Barros que foi nossa terceira professora, ela aqui desenvolveu um grande trabalho, neste polo ela ministrou a disciplina de Psicologia da Aprendizagem, e se mostrou ser uma pessoa ética, coerente e competente no que faz. Nossos agradecimento a ela que tão bem desenvolveu seu papel.
Psicologia educacional ou psicologia escolar é o ramo da psicologia
que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os
mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efectivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua acção não apenas nas necessidades da criança na escola como, também, noutras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Alguns psicólogos escolares centram o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso da Desordem por défice de atenção com hiperactividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.