sábado, 2 de agosto de 2008

Trabalhos apresentados sobre Pre-Projeto de Pesquisa.






Trabalhos apresentados sobre Pre-Projeto de Pesquisa.






Tiana dando aula.








Parabéns Tiana (Astrogilda) foi shouw sua apresentação.

Turma do polo de Viçosa aprecentando Pre-Projeto de Pesquisa.






Os alunos apresentaram seus trabalhos, mostrando que a cada dia que passam eles assimilam mais conhecimento e ficam preparados para atuar no mundo educacional.

IMPORTANTE!!!



1968 - Por iniciativa do Cônego Francisco Sadoc de Araújo e, através da Lei Municipal Nº 214 de 23/10/1968, sancionada pelo Prefeito de Sobral, Jerônimo de Medeiros Prado, é criada a Universidade Vale do Acaraú.

1984 - O Poder Executivo Estadual através da Lei Nº 10.933 de 10/10/1984 cria sob a forma de Autarquia, a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, vinculada a Secretaria de Educação, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira, patrimonial, didática e disciplinar, com sede no Município de Sobral e jurisdição em todo o Estado do Ceará. Com a criação da Autarquia são encampadas as Faculdades de Ciências Contábeis, Enfermagem e Obstetrícia, Educação e de Tecnologia, que compunham a antiga Fundação Universidade Vale do Acaraú, e a Faculdade de Filosofia Dom José, pertencente à Diocese de Sobral.

1993 - A Universidade Estadual Vale do Acaraú é transformada em Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú, vinculada à então Secretaria da Ciência e Tecnologia ( SECITECE ), através da Lei Nº 12.077-A de 01/03/1993, publicada no Diário Oficial do Estado - DOE de 22/04/1993. A Lei nº. 13.714 de 20/12/2005 alterou a denominação da Secretaria da Ciência e Tecnologia ( SECITECE )para Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior - SECITECE.

1994 - A UVA é reconhecida pelo Conselho de Educação do Ceará através do Parecer nº. 318/94 de 08/03/1994, homologado pelo Governador Ciro Ferreira Gomes e sancionado pela Portaria Ministerial nº. 821 de 31/05/1994 do Ministério da Educação e do Desporto, publicada no Diário Oficial da União de 01/06/1994.

4º Professor do 1º periodo.


Esse ai pessoal é o Professor Irineu lopes, que lecionou com muita responsabilidade a Disciplina "Metodologia do Trabalho Cientifico e Estudo Orientado I".


Ao pensamos em metodologia e pesquisa cientifica usualmente temos a impressão que estamos falando de laboratórios com vários tubos e ensaios e líquidos coloridos.

Sempre vemos o termo pesquisa cientifica o ligamos a área tecnológica ou médica, no entanto este observação não esta um pouco equivocada ou melhor incompleta.

A pesquisa cientifica pode sim ser utilizada para observação de fenômenos sociais e ainda pode ser aplicado na educação, na informática, e todos as áreas do conhecimento humano.

A busca de por saber o que acontece ao seu redor o ser humano tem necessidade de transformar o ambiente em que vive. A pesquisa científica vem então como uma solução para auxiliar e entender e buscar respostas para os problemas.

Podemos definir como pesquisa científica a “investigação metódica, organizada, da realidade, para descobrir a essência dos seres e dos fenômenos e as leis que regem com o fim de aproveitar as propriedades das coisas e dos processos naturais em beneficio do homem” .(PINTO abud RICHARDSON,1999,p.21)

As respostas são geradas a partir de tais indagações que por sua vez se tornam no conhecimento. Porém para gerar este novo conhecimento o cientista tem duas outras etapas: refletir sobre o fenômeno estudado e saber como ele aconteceu e saber explicar como ele acontece.



Método Científico

Para garantir que os resultados alcançados na pesquisa científica, existe o método cientifico, que vem auxiliar a maneira ou caminho para chegar a um objetivo, neste caso ao resultado verídico da pesquisa.

O método científico segundo Richardson (1999) sempre é caracterizado pela observação da realidade que segue um caminho:

Formulação do Problema;
Busca de informações sobre esse;
Levantar hipóteses;
Predizer o resultado do teste das hipóteses;
Preceder à experimentação;
Aceitar as hipóteses;
Ou rejeitar as hipóteses;

Existem vários métodos científicos: indutivo, dedutivo, experimental, fenomenológico. Segundo com Gil (1999) os métodos proporcionam as bases lógicas da investigação cientifica. Os diversos métodos são vinculados às correntes filosóficas “ que se propõem a explicar como se processa o conhecimento da realidade” (p.27)

Algumas definições tem que ser esclarecidas para o melhor entendimento sobre pesquisa cientifica. De acordo com Laville e Dionne (1999) existem três definições importantes para melhor entendimento da terminologia:

Método: “Conjunto de princípios e procedimentos aplicados pela mente para construir, de modo ordenado e seguro, saberes válidos” (p. 335)
Metodologia: “Estudo dos princípios e dos métodos de pesquisa”
Técnica de Pesquisa:” Procedimento empregado para recolher dados de pesquisa ou para analisá-los . Tem técnicas de coleta e técnicas de analise de informações”
O método científico deve ser usado em estudos de qualquer âmbito, no entanto os procedimentos a serem utilizados devem ser compatíveis com o objetivo de estudo.

A pesquisa cientifica cujo objeto de pesquisa seja fenômenos sociais, a maneira de mensuração não pode ser a mesma no qual é utilizado para medir o comportamento da matéria. Os fenômenos sociais envolvem pessoas, e pessoas estão em constante mudança e são dotadas de consciência e de subjetividade. Neste contexto nem sempre é possível de submeter o comportamento humano a situações de experiência e controle.

Classificação dos trabalhos científicos

O produto da ciência é o conhecimento que se constrói pela realização de trabalhos científicos.

Há vários tipos de trabalhos científicos: artigos, trabalhos de conclusão de curso (TCC) ou monografias, dissertações e teses.

A apresentação deste trabalhos científicos seguem as normas estabelecidas pela a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas e estabelecido pela norma NBR 14724. A definição de cada um deles:

Monográfica: o conceito está ligado à origem etimológica do termo: mónos (Um só) e graphein (escrever). Assim, significa que nela o pesquisador aborda um só assunto, ou seja, escreve a respeito de um assunto único. Por isso, a monográfica relaciona-se mais a assimilação de conteúdos, servindo como um ponto de partida para a pratica em pesquisa.
Dissertação: estudo no qual o pesquisador reúne, analisa e interpreta informações a respeito de um fenômeno, mostrando domínio de conhecimento a respeito do que já foi dito.
Tese: a principal característica deste tipo de trabalho cientifico é a originalidade na investigação. Por isso mesmo, constitui-se em real contribuição para o conhecimento da ciência com relação ao fenômeno estudado.

Em relação ao artigo cientifico, podemos defini-lo como uma produção cientifica que desenvolve um tema especifico. Na maioria das vezes, um artigo elabora uma reflexão sobre textos e os resultados de pesquisa recentes numa certa área de conhecimento.

Projeto de Pesquisa

O projeto de pesquisa é um documento no qual o pesquisador elabora para discutir juntamente como orientador, sobre a forma de execução da pesquisa e a forma de coleta e analise dos dados.

No projeto o pesquisador informa o que vai estudar e o que pretende alcançar com seu estudo, as razões que levaram a querer desenvolvê-lo, e o que já foi dito sobre o que ele pretende estudar (referencial bibliográfico) que vem a ser a base do estudo cientifico, e de que maneira o estudo será desenvolvido.

Problema de Pesquisa

Este é o principal em uma pesquisa cientifica, pois e a alma da onde toda a pesquisa irá se iniciar, se na definição do problema o pesquisador tiver um problema com grande relevância e aumenta e muito a chance de sucesso no resultado da pesquisa.

O problema de pesquisa e um ponto no qual os pesquisadores iniciantes tem grandes duvidas, sendo que na maioria das vezes relacionam problema com tema ou área de pesquisa.

Podemos definir como problema de pesquisa sendo a pergunta no qual o pesquisador busca responder durante a execução da pesquisa. E é a partir do assunto ou tema que ele define essa pergunta..

Quando não se sabe algo, temos um problema de pesquisa, que precisa ser investigado, ajudando, dessa forma, a resolver os problemas do nosso cotidiano.

A pesquisa, portanto, faz parte da nossa vida, o tempo todo. Quando se fala de teoria do conhecimento, está se referindo a algo que não conhecemos e por isso mesmo estamos alienados em relação a esse fenômeno desconhecido.

Objetivo de Pesquisa

Após definido o problema de pesquisa, tem-se claramente qual o objetivo da sua pesquisa.

O objetivo da pesquisa normalmente é dividido em dois tipos, o objetivo geral e os objetivos específicos. Os objetivos devem ser apresentado na forma de verbo. Os objetivos específicos servem para auxiliar o pesquisador no que terá de fazer para alcançar o objetivo principal ou geral da pesquisa.

O objetivo tem como papel explicar o caráter da pesquisa, exploratório ou descritivo. Segue abaixo definição de cada um:

Pesquisa exploratória: buscam uma aproximação com o fenômeno, pelo levantamento de informações que poderão levar ao pesquisador a conhecer mais a seu respeito.
Pesquisas descritivas: realizadas com o intuito de descrever as características do fenômeno.
Pesquisas explicativas: ao realizar um estudo desta natureza, o pesquisador procura explicar causas e conseqüências da ocorrência do fenômeno.

O caráter da pesquisa influencia todo o desenvolvimento da pesquisa, a começar pela maneira como o pesquisador determina os objetivos de sua investigação.

Fichamentos e resumos

A pesquisa bibliográfica e um importante estágio na elaboração da pesquisa. Com a utilização de conceitos e teorias utilizados para estudar os fenômenos, o pesquisador ficar conhecendo o que os outros pesquisadores e autores disseram a respeito do fenômeno que pretende estudar.

Não deve se esquecer de anotar as referencias da obra, que devem constar no item de referência bibliográfica, caso a obra venha fazer parte do quadro teórico da pesquisa ou ser citada no texto.

Coleta de Dados

O levantamento das informações significativas e representativas existentes na realidade da pesquisa é chamada de dados.

Ao interpretamos e analisamos estes dados coletados, estamos tendo como produto final informações que serão distribuídas em padrões de respostas, tendências, analises e associações.

È necessário , então, utilizar ferramentas que nos permitam chegar a coletar, organizar e analisar os dados. Na coleta de dados o pesquisador deve garantir a uniformidade da aplicação dos instrumentos e coleta de dados.

Isso significa que o instrumento de coleta (questionários, ficha de observação, roteiro de entrevista etc.) deve ser organizado de tal maneira que a forma de sua aplicação não altere a natureza dos dados registrados. Os itens e perguntas são padronizados em termos de seu formato.



Conclusão

A metodologia da pesquisa cientifica não se finda com a conclusão de deste resumo, na verdade ela se inicia, pois o pesquisador deve colocar em pratica os tópicos aqui apresentados, e a pesquisa cientifica não tem como aspecto simplesmente a leitura teórica tem como base também o experiência pratica.

Almoço com a Professora Hosana e alguns convidados.


Almoço com a professora Hosana e a presença ilustre da professora de Riacho da Cruz.

Ainda bem que essa voce ta comendo!!!


Pra quem só tira foto fingindo que ta bebendo, dessa vez ela tirou uma foto comendo.
Valeu Imaculada voce é 10.

Fotos na aula.





3ª Professora do 1° periodo.



Bem pessoal essa dai é nossa querida Maria Hosana Viana Barros que foi nossa terceira professora, ela aqui desenvolveu um grande trabalho, neste polo ela ministrou a disciplina de Psicologia da Aprendizagem, e se mostrou ser uma pessoa ética, coerente e competente no que faz. Nossos agradecimento a ela que tão bem desenvolveu seu papel.




Psicologia educacional ou psicologia escolar é o ramo da psicologia
que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os
mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a
psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efectivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua acção não apenas nas necessidades da criança na escola como, também, noutras áreas onde as experiências escolares têm impacto. Alguns psicólogos escolares centram o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem, como no caso da Desordem por défice de atenção com hiperactividade, problemas emocionais ou problemas comportamentais.


Bate Papo informal.


Professor Falcão e Alaene tratando de assuntos pertinentes a UVA.

Ainda no almoço.